Aqui será tratado o assunto do ganho de experiência no Jogo.
EXPERIÊNCIA POR AULAS:
Através das aulas você pode ganhar experiência. É ganho 1 ponto para a experiência anual a cada Aula Obrigatória (Feitiços, Defesa Contra as Artes das Trevas, Transfiguração, Herbologia e Poções) que você comparece. Aulas que não são obrigatórias (Estudo dos Trouxas, Astronomia, Advinhação, Elementos Mágicos, História da Magia, Utilização de Cajados e Vôo) dão 1 ponto para experiência anual a cada 4 aulas comparecidas. Já as de maior importância, mas que não são obrigatórias (Encantos, Duelo e Trato das Criaturas Mágicas), que fornecem 1 ponto de experiência anual a cada 2 aulas.
EXPERIÊNCIA POR GRUPOS:
Através de Grupos você também pode ganhar experiência. Aqui vai a relação de experiência que cada grupo fornece:
- Clube de Duelos: este grupo fornece 1 ponto de experiência anual a cada 2 duelos vencidos justamente (com a presença de Juízes e contra um aluno do seu mesmo ano). E a cada duelo justo que você ganhar será dicionado um ponto a sua matéria Duelos (mas isso só se aplica se você estiver inscrito em tal aula).
- Associação de Defesa: ganhará 1 ponto de experiência anual e à Defesa Contra as Artes das Trevas a cada 2 feitiços aperfeiçoados.
- Grupos Escolares: ganha 5 pontos de experiência à matéria em que o grupo se especializa quando o grupo do personagem vence o grupo rival.
Por isso, devo logo avisar, que o limite mínimo de experiência para completá-la é de 160. O máximo é de 330. Não se assuste se vir "330/160". É permitido.
Então, a experiência que sobrar será dividida por 5 (cinco). Isso dá ao jogador uma vantagem de experiência inicial de no máximo 35.